terça-feira, 1 de março de 2011

Análise: Cultura Política

O que é Cultura Política? Não há como definir uma expressão, que segundo dezenas de autores, é extremamente subjetiva. Talvez se refira ao conjunto de atitudes, crenças e sentimentos que dão origem e significado a um processo político, evidenciando as regras e pressupostos nos quais se baseia o comportamento daqueles que os pratica. Segundo o dicionário Priberam da Língua Portuguesa, cultura analisada etimologicamente, significa aplicação do espírito a determinado estudo ou trabalho intelectual; instrução, saber, apuro, perfeição e cuidado. Assim como cultura, o termo política foi analisado etimologicamente e apresenta a seguinte definição: ciência do governo das nações; arte de regular as relações do Estado com outros Estados. Sistema particular de governo. Modo de haver-se, em assuntos particulares, a fim de obter o que se deseja. Esperteza, finura, maquiavelismo. Portanto, todas as definições de cultura política serão subjetivas o bastante.
Ela faz parte de um contexto social, formado pelas diversas fragmentações de cada sujeito. Portanto, o coletivo não é definitivo. O contexto histórico acaba por assim dizer, determinando as culturas políticas de cada nação. Dentro deste país em que vivemos que é o Brasil, há diversas ‘culturas políticas’. Assim, a diferenciação das culturas políticas se dá a partir da motivação e realização de seus ideais, já que não possui apenas uma origem, requintada pelos povos Gregos. Assim como sua origem, todas as formas de culturas políticas têm um produto em comum que é o poder. A representatividade do poder é um dos diversos produtos das diversas culturas políticas.
No Brasil, a cultura política brasileira tem uma identidade bastante característica. Foi herdada dos portugueses e resignificada ao longo dos anos pelo povo brasileiro. Foi pouco fragmentada e é mantida até hoje com o mesmo espírito. Portanto, a política é sempre transitória. Não há espaço para muitos e há muitos para pouco espaço. O que move toda essa disseminação da política é o homem, dinâmico em sua própria natureza. A cultura política do brasileiro absorve muito da cultura histórica e cultural desse povo, forjando assim  nossa própria identidade político-cultural.
Por Ana Paula Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário