terça-feira, 1 de março de 2011

O conhecimento científico e o conhecimento vulgar

O conhecimento é algo inerente ao ser humano. Todo homem está sujeito ao conhecimento, pois no decorrer da vida está se deparando com algo de novo. Há várias formas de conhecimento, que estão subdivididas em pequenos grupos, porém todos esses subgrupos estão dentro de dois grandes grupos do conhecimento. O conhecimento científico e o conhecimento vulgar, também entendido por senso comum.
O conhecimento científico de acordo com Ruiz é uma contraposição ao modo empírico de conhecer, e a ciência é definida como conhecimento pelas causas. Tomando por base esse pensamento compreende-se que o conhecimento científico é produto de pesquisas esquematizadas de acordo com um método antes desenvolvido. Com o objetivo de se encontrar uma resposta verdadeira ou mais próxima da verdade, a ciência trabalha a partir do que é “concreto”, por isso é considerada uma desencantadora de mitos. Conhecimento científico pode-se dizer, é produto de estudos minuciosos.
Diferente do conhecimento científico, o conhecimento vulgar é segundo Alves, aquilo que não é ciência; como “receitas” pra o cotidiano, tais como: ideais e esperanças. Conhecimento vulgar é uma proposta de solução sem bases científicas, às vezes com bases lógicas e em outras com bases míticas e/ou místicas. É criado a partir do mesmo propósito da ciência, que é a necessidade de encontrar uma resposta para uma determinada questão, e em alguns casos até possui o mesmo resultado que a ciência apresenta, porém por meios simples e sem método de pesquisa.
Contudo, esses dois grandes grupos são de imensa importância para a sociedade. Não há descrédito no senso comum, pois este é em geral a base da ciência. A partir das indagações e conclusões do senso comum é que a ciência começa a agir. Portanto, ciência e senso comum são aliados na construção do conhecimento.

Por Bruno Drumond Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário